quarta-feira, 20 de novembro de 2013

como plantar Noz Moscada

Noz-moscada para plantar e colher, saiba como


A noz-moscada é a semente da moscadeira (Myristica fragans), uma árvore da família das Myristicaceae, nativa das ilhas Molucas, na indonésia, que pode atingir até 15 metros de altura; Uma planta dióica, isso quer dizer que ela tem os dois sexos: plantas com flores femininas
e plantas com flores masculinas. O caráter dióico se manifesta em uma proporção de 50% para cada sexo. A polinização é cruzada (masculinas x femininas) requer em média 10% de plantas masculinas, para fecundar as flores femininas.

As flores femininas dispostas na inflorescência com uma ou três flores; possuem um ovário superior (estigma) que recebe os grãos de pólen das flores masculinas, trazidos por ventos e insetos, promovendo a fecundação. As flores masculinas, dispostas em inflorescência com uma ou três flores; possuem um receptáculo em forma de coluna, onde ficam ligadas às anteras com os grãos de pólen.
Plantio
A espécie se adaptada ao clima quente e úmido, com temperatura média anual de 25· C, precipitação pluviométrica de 1.500 a 3.000 ao ano, com chuvas bem distribuídas, sem período de estiagem prolongado. Prefere as baixas altitudes, inferiores a 500 metros. Os solos mais recomendados devem ter um bom teor de matéria orgânica, profundos e bem drenados.

A propagação se faz geralmente por sementes, devendo-se escolher as maiores e mais pesadas, sem manchas e deformações ou outro qualquer defeito, provenientes de plantas matrizes sadias vigorosas e produtivas.

A semeadura deve ser feita com a semente em posição horizontal, em canteiros com intervalos de cerca de 3 a 5 cm. Rega diária e exposição de luz a 50%, em média. A germinação ocorre entre 30 a 40 dias e o índice de germinação médio de 50%. Mudas com 5 cm de altura, é hora de mudá-las para sacos com 2 a 3 kg de terra rica em matéria orgânica, permanecendo no viveiro por cerca de 12 meses para receber tratos culturais adequados.

Com 20 a 30 cm de altura, 3 pares de folhas e caule com 1 cm de diâmetro as mudas já estão prontas para o plantio. As covas com as dimensões de 40 cm em todas as direções no espaçamento de 8x8m, proporcionando uma densidade de 156 plantas por hectare.
Cultivo no Brasil
Cultivada no Sul da Bahia, onde o plantio é realizado entre os meses de maio a agosto, sob boas condições de sombreamento provisório com bananeira.

Cuidados especiais
Os cuidados com o cultivo se limitam a 4 limpezas anuais a fim de evitar a concorrência com o mato. Realizar desbaste de bananeira a fim de eliminar o excesso de sombreamento, quando necessário. As pragas mais comuns são os insetos sugadores, a exemplo de tripes, todavia sem causar danos econômicos significativos.

Doenças
Há registro da enfermidade, vulgarmente conhecida como "mal rosado" provocada pelo fungo Corticium salmonicolor, cujo controle é feito cortando o galho infectado de 20 a 30 cm do ponto de infecção. Em seguida pulveriza com fungicida à base de cobre a 5%. Os galhos doentes eliminados devem ser queimados fora da área da cultura.

Colheita
A moscadeira da região Sul da Bahia iniciam a produção aos 4 anos, dois anos mais cedo que na Indonésia, seu ambiente nativo. Os frutos são deiscentes (se abrem quando maduros) e medem de 5 a 8 cm de diâmetro. Maduros, são de cor amarelo-claro e se racham em duas partes, expondo as sementes. Estas são ovais e medem de 3 a 4 cm de comprimento por 2 a 3 de largura, com tegumento lenhoso marrom e duro, envolvido por uma membrana de cor avermelhada, o macis. Dentro dessa casa dura está a noz-moscada.

Apenas as plantas dotadas de flores femininas produzem frutos, porém é necessário manter no plantio o percentual de 10 a 20% de plantas masculinas para que ocorra uma boa fecundação. A maturação dos frutos ocorre com 170 a 180 dias após a fecundação. O rendimento varia com a idade, vigor e estado fitossanitário da planta. Uma boa produção é estimada em 1.500 a 2.000 frutos por ano, o que corresponde 10 a 15 kg de sementes frescas, e 3 a 4 kg de macis. Após a secagem resulta em 5 a 7 kg de noz-moscada e 1,5 a 2 kg de  macis. A concentração da produção é entre os meses de abril a setembro.

Melhoramento
Após a colheita os frutos são completamente abertos para retirada das sementes. Separa-se o macis das sementes, colocando as mesmas a secar por um período de 9 a 13 dias. As sementes passam por um período de três semanas para secarem. Durante a secagem, tanto o macis quanto a semente deve ser revolvido de hora em hora, a fim de uniformizar o processo de secagem. O sinal de que estão secas é o som do noz chacoalhando dentro da casca ao ser agitada.

Faz-se então a extração da noz, com cuidado para não esmagar a noz. Após o beneficiamento as nozes são armazenadas em vasilhames apropriados: caixas ou sacos plásticos, fechados e armazenados em local iluminado e fresco.


Comercialização
Atualmente a noz-moscada é largamente comercializada, principalmente na Europa, como condimento na indústria frigorífica e farmacêutica, na perfumaria e tabacaria. Anualmente, comercializam-se com os países da Europa e Oriente Médio, cerca de 10 mil toneladas no valor de 30 milhões de dólares, o que atende apenas a 50% das necessidades do mercado mundial.

Macis pronto para ser prensado.

No mundo, os principais países produtores são: Granada, Indonésia, Índia, Papua-Nova Guiné, Sri Lanka, Tanzânia, Trinidad e Tobago e Tailândia. Já os principais compradores são: Reino Unido, França, Canadá, Estados Unidos, Japão, China e Austrália.

Referências
Livro dos alimentos
- Erowid. Effects of Nutmeg & Myristicine by Scott Dorsey . Página visitada em 30/08/2012.
- Hannard (1991), page 7; Milton, Giles. Nathaniel's Nutmeg. London: Sceptre, 1999. 5 and 7 p. ISBN 978-0-340-69676-7
- Hannard (1991), page 7

fonte: http://www.jacarandamimoso.com.br/2012/08/noz-moscada-para-plantar-e-colher.html#more